Luxo, Desapegue e Compartilhe
   Felipe  Camelo  │     21 de agosto de 2018   │     15:36  │  0

Por definição a palavra “brechó” se refere a qualquer loja que venda artigos usados, principalmente roupas, calçados e vestimentas em geral, mas também pode abranger itens de decoração, bijuterias, objetos de uso doméstico… É o equivalente aos conhecidos sebos no campo da literatura.

Diz a lenda, que esse nome, no mínimo curioso, “brechó”, teve origem no Rio de Janeiro do século XIX, onde 1 mercador ambulante chamado Belchior ficou bastante conhecido por vender seus produtos “em 2ª mão”. A alcunha do popular ‘pracista’ acabou se tornando sinônimo desta prática, mas como acontece com quase todas as palavras que se atrevem a adentrar a língua brasileira, “belchior” foi resumido popularmente e, posteriormente, oficialmente, pra apenas “brechó”.

Por comercializarem coisas usadas, os brechós, com o tempo, ganharam o estigma de revenderem apenas roupas velhas que ninguém quer +, dessas que já estão cheias de mofo no fundo do guarda-roupa e nem a traça se atreve a… traçar!!!

Ok, podemos estar até exagerando, mas a verdade é que dá sim pra aproveitar estas “lojinhas” pra encontrar o seu estilo, quem sabe até entrar na moda, e por 1 preço bem acessível?!?!!!????

Algumas estão até se modernizando e ganhando nome chique, como “Pop Up Store”.

Se você, como eu, também não sabe o que significa, é bom ficar ciente de que se trata de 1 estabelecimento que funciona durante certo tempo, em determinado local, e depois vai embora, ou seja, não está lá pra ficar.

É o caso do brechó “Luxo no Cabide”, a forma que a consultora de moda Tati Alvim Palmeira arrumou pra renovar o guarda-roupa sem ter que se livrar de tantas peças de bom gosto. A melhor saída foi mesmo passar pra frente, e pra ajudar na missão convidou a amiga e agora sócia Patricia Teshima.

As 2 abriram hoje as portas do chiquérrimo brechó no 486 da Avenida Luiz Ramalho de Castro, na Jatiúca.

Claro que eu estive lá pra conferir o movimento, e o curta-metragem você confere aqui!!!

Tags:

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *