“Perspectiva”, Visceral e Construtivista
   Felipe  Camelo  │     20 de abril de 2018   │     16:14  │  0

Ressaltando novamente como Alagoas é rica em arte, em pouco espaço de tempo já estamos aqui de novo pra falar sobre + 1 exposição em solo caeté. Desta vez, em 1ª mão.

Às 8 horas da noite do dia 26 de abril, na Pinacoteca Universitária, a novíssima mostra de Rosa Maria Piatti, “Perspectiva de Mim”. Os convites devem começar a ser enviados em breve, mas já nos adiantamos com informações exclusivas.

No começo da semana, a coordenadora da Pinacoteca da Ufal, Christina Cavalcanti, sua equipe de bolsistas, e 1 dos curadores da mostra, Rafael Almeida, visitaram a casa/ateliê da artista. Objetivo: ficarem por dentro do que os esperam nos próximos meses de exibição. Esta foi a 1ª vez que a equipe saiu em pesquisa de campo pra observar e aprender 1 pouco + sobre a trajetória e produção da artista em exposição. 1 iniciativa que deve virar tradição daqui pra frente se depender do ‘feedback’ dos estudantes.

Foto: Beatriz Piatti – Cortesia

“Perspectiva de Mim” ainda conta com a curadoria de Rogério Gomes, e marca o retorno de Rosa Maria Piatti aos holofotes do mundo artístico após algum tempo focando na administração de sua “Viver de Arte”, em conjunto com a irmã Ana Maia. Esta também é a 1ª individual de Rosa na Pinacoteca, e a julgar pela quantidade e qualidade das obras, este jejum lhe fez muito bem. Serão + de 20, nos + diversos suportes e técnicas, com acrílica, em tela e lona, bordado e porcelana. Sem falar da colossal instalação de madeira exposta no 2º salão.

Em cena, veremos a artista despindo todo seu lado pessoal, catártico e indômito através de 1 visceral arte abstrata, inspirada pelo construtivismo, povoada pela cor vermelha, por remendos e costuras que dispensam simetria e abraçam o instintivo. São cicatrizes sendo curadas, outras sendo abertas, e nós somos os grandes sortudos por podermos cutucá-las, absorvê-las, povoá-las com nossa própria interpretação, e + do que isso, sentirmos o que sente Rosa Maria Piatti.

Em breve todos poderão conferir + informações, mas enquanto isso, fiquem com alguns flagras da visita dos bolsistas ao santuário de Rosa. Mas cuidado! Já adianto que pode conter ‘Spoilers’!!!

Fotos: Ascom Pinacoteca Universitária – Cortesia

Tags:, ,

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *