Centenário, Recuperado
   Felipe  Camelo  │     28 de outubro de 2016   │     11:00  │  0

1 dos maiores patrimônios histórico-culturais do Brasil se encontra em terras caetés, e, infelizmente, não é reconhecido como deveria. Penedo, a 160 km de Maceió, leva em suas ruas grandes histórias, datadas da época das capitanias hereditárias. Em cada ponto da cidade, pode ser encontradas construções que remetam a 1 série de curiosidades.

theatro sete de setembro foto jonathan lins g1

Fotos: Reprodução

Entre elas, o Theatro Sete de Setembro, o 1º de Alagoas, inaugurado em 1884. O prédio, com 3 andares, cerca de 300 lugares e 13 banheiros em pontos estratégicos, leva a assinatura do arquiteto italiano Luigi Lucarini, com bases da arte neoclássica, em 1 terreno doado pelos franciscanos. Ele, que projetou em Maceió o hoje Museu Palácio Floriano, também o Teatro Deodoro, e o Tribunal de Justiça.

Na Penedo do século XIX, o Sete de Setembro tornou-se ponto de encontro de arte e entretenimento para os moradores.

jl-3

Logo na fachada, as Deusas da Música, Arte, Poesia e Dança, respectivamente Euterpe, Calíope, Melpômene e Terpsícore. As esculturas chamam atenção de quem chega ou passa por lá.

theatro sete de setembro foto secom penedo

A 1ª casa de espetáculos de Alagoas, com 132 anos, passa agora por 1 restauração completa, incluindo pintura, novos condicionadores de ar, estrutura de som, projeto luminotécnico, acessibilidade com elevador para portadores de necessidades especiais e idosos. Além de recuperação de pisos, esquadrias e novos banheiros. O prazo de entrega ? Fevereiro de 2017.

teatro-sete-de-setembro

Tags:,

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *