Ícone da História Moderna
   Felipe  Camelo  │     22 de setembro de 2016   │     10:00  │  0

Às vezes basta 1 instante preciso e 1 câmera apontada para o lugar certo, na hora certa, para que a história possa ser eternizada em 1 imagem.

Esse é o caso do beijo entre 1 marujo e 1 enfermeira em pleno Times Square, no dia da vitória americana sobre o Japão e do fim oficial da 2ª Guerra Mundial. A catarse pelo fim do conflito é perfeitamente significada pela foto, tirada pelo incrível fotógrafo Alfred Eisenstaedt e conhecida por ‘V-J Day in Times Square’ ou ‘The Kiss’.

Beijo2

Fotos: Reprodução

A moça da foto, Greta Zimmer Friedman, despediu-se da vida no último dia 8, certa de que havia deixado sua marca no tempo e na história. Saiu da Áustria para os EUA em 1939, entre os judeus que conseguiram sair do país. Seus pais, porém, foram mortos em campos de concentração, e ela nunca retornou à Áustria.

Beijo1

Por muito tempo, todos os personagens da foto permaneceram desconhecidos, inclusive 1 para o outro. O fotógrafo afirmou que ele, identificado + tarde como George Mendonsa, beijava a todas que podia naquela tarde, e que, não fosse o perfeito contraste entre o vestido branco e o uniforme escuro, a foto não seria o que foi.

Beijo6

Greta viveu nos EUA até o fim da sua vida, aos 92 anos de idade, humildemente renegando seu lugar na história.“A foto foi algo que aconteceu comigo, mas eu não mereço ser vista como 1 ícone da história americana”, dizia. A imagem, porém, é maior do que qualquer justificativa, e Greta faleceu como 1 dos + célebres ícones da história moderna.

*Com texto do site Hypeness, hypeness.com.br

 

Tags:, , ,

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *