Alagoas em Imagens & Sons
   Felipe  Camelo  │     9 de setembro de 2016   │     13:03  │  0

Reproduzo aqui o texto de Daniel Borges, na íntegra, sobre os 35 anos do Museu da Imagem e do Som de Alagoas, + conhecido como Misa.

“Uma aula de história. É assim como se sente quem visita o Museu da Imagem e do Som de Alagoas, localizado na Praça Dois Leões, coração do histórico bairro de Jaraguá e zona portuária da capital alagoana. Patrimônio histórico e cultural, o antigo edifício resgata o passado e preserva o futuro das experiências históricas de Alagoas em imagens e sons.

MISA

Foto: Felipe Medeiros

Sua história como museu começa em 1981, quando foi idealizado pelo teatrólogo Bráulio Leite Júnior, mas o prédio histórico já chega há quase 150 anos. Construído em 1869, o casarão de projeto arquitetônico do engenheiro Carlos Mornay foi criado para ser ocupado pelo Consulado Provincial, durante o Brasil Imperial. Também foi sede da Recebedoria Fiscal e abrigou a Inspetoria Fiscal, até virar museu, passando por várias transformações ao decorrer do crescimento da cidade.

O Misa faz parte da estrutura da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que inclui o Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), Memorial à República, Memorial Teotônio Vilela e a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos. O espaço é composto por um hall de exposições; setores de serviços de áudio, imagem e pesquisa; ala de produção e catalogação e um auditório para realização de eventos.

MISA (2)

Fotos: Adaílson Calheiros

O seu acervo é composto por documentos e fotografias antigas de Alagoas, equipamentos audiovisuais, fitas de áudio e videocassetes, discos de vinil, negativos, slides antigos, filmes 16mm e Super 8. O equipamento também conta com seções dedicadas ao radialista Edécio Lopes e ao jornalista Valmir Calheiros

Diariamente, estudantes e turistas procuram o museu em busca de objetos de pesquisas e para conhecer a história do audiovisual de Alagoas.

Como meios de interação mais ativa do público, o Misa também desenvolve projetos para ocupação do espaço. Além dos inúmeros eventos e exposições realizadas ao longo do ano, os alagoanos também podem participar do Cine Misa, com exibições de produções do cinema alagoano e nacional; Misa Acústico, que estimula e valoriza o músico e a produção musical local, e a Oficina de Preparação de Atores, que já está em sua segunda edição.

MISA Adaílson Calheiros

O Museu da Imagem e do Som está localizado na Rua Sá e Albuquerque, 275, no bairro do Jaraguá, em Maceió. O espaço é aberto ao público de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos finais de semana e feriados, das 13h às 17h. Visitas guiadas devem ser agendadas com antecedência. Mais informações pelo telefone: (82) 3315-7882.”

Tags:,

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *