A Vida, em Música
   Felipe  Camelo  │     30 de agosto de 2016   │     14:00  │  0

Inspirado pelo mestre Luiz Gonzaga, aprendeu a tocar acordeon, depois empunhava o violão, com influências de Dorival Caymmi e João Gilberto. Suas canções desde cedo retratavam o Brasil, e sua musicalidade tomou formas rítmicas e melódicas muito pessoais.

gilberto-gil

Gilberto Gil iniciou no mundo da música no começo dos anos 50. Em 1963, conheceu 1 dos seus melhores amigos, Caetano Veloso, na Universidade da Bahia. Com ele, inicia parceria e 1 movimento que contempla e internacionaliza a música, o cinema, as artes plásticas, o teatro e toda a arte brasileira, Tropicália, reunindo outros artistas tão talentosos como a dupla.

Tropicalismo-–-o-movimento-que-agitou-o-Brasil-no-final-da-década-de-60

O movimento aconteceu durante a ditadura, sendo ele considerado nocivo à sociedade com seus gestos e criações libertárias, e por isso foi exilado. Ao retornar ao Brasil, Gil deu continuidade a 1 rica produção artística. São ao todo quase 60 discos e + de 4 milhões de cópias vendidas, tendo sido premiado com 9 Grammys.

GilbertoGil - O Musical 1

Por sua incrível trajetória, contribuição na música brasileira e por seus ensinamentos para a sociedade, Gilberto Gil é a trama principal do musical com direção de Gustavo Gasparani.

Sem pretensões biográficas, 1 grande homenagem aos 50 anos de carreira de 1 dos maiores ícones da música brasileira é feita através de sua própria obra, ora falada, ora cantada por 8 atores músicos multi-instrumentistas. “Gilberto Gil, Aquele Abraço – O Musical” lança 1 olhar contemporâneo às canções do artista, que refletem sobre seu tempo, a história da música nacional e do próprio país.

302345

“Ao longo do espetáculo, as letras tantos anos cantadas por Gil mostram, além de poesia, seu lado teatral. São elas que dão o tom dramatúrgico de 11 blocos temáticos que passeiam pela sua origem musical, o movimento tropicalista, a negritude, amor, religiosidade, tecnologia, futurismo, entre outros assuntos que marcam as composições deste ícone da MPB. Em todos eles, ‘vida e morte’ estão inseridas como dupla central e indispensável, tal qual Gil fez em toda sua trajetória”, 2º release.

Gil_4

“Gilberto Gil, Aquele Abraço – O Musical” chega em Maceió, em 2 sessões no Teatro Gustavo Leite, às 8 da noite no próximo dia 10, e às 9 no dia 11.

 

Tags:, ,

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *