Brilho Próprio
   Felipe  Camelo  │     13 de agosto de 2016   │     10:00  │  0

Nascida em Pernambuco, estudou na Faculdade de Arquitetura do Recife, depois ingressou na pós-graduação em Arquitetura e Design em Paris, onde iniciou sua carreira como designer. Já recebeu prêmios de Melhor Desenho de Joias na XI Bienal de São Paulo e na 1ª Bienal Brasileira de Design e o Fine Jewelry Designer da Revista Executive Jeweler de Nova York.

web_ClementinaDuarte-20121015-173149

Fotos: Reprodução

Clementina Duarte é 1 verdadeira joia brasileira. Foi a 1ª designer a ter identidade brasileira, inspirada pelas formas da natureza, pelo barroco e pela arquitetura de Oscar Niemeyer.

O gosto pelas joias vem bem de cedinho. Na infância, Clementina adorava desenhar belas princesas adornadas por pérolas, esmeraldas e rendas, o que viria a ser sua futura carreira.

joias-clementina-duarte

A designer é conhecida internacionalmente, começou no mundo fashion com o desfile de Pierre Cardin, onde criou 1 coleção especial de colares e punho de martelada. Detalhe interessante, as roupas da coleção de Pierre só eram vendidas juntas com as joias de Clementina. Já expôs seu trabalho em galerias de artes e museus da Suíça, como também nos Estados Unidos, Inglaterra, Paris, Milão, Helsinque, Abu Dhabi, Lisboa, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro…

10_7082R-copy

Badaladas e importantes personalidades são colecionadoras de suas joias, como Princesa Irene, da Holanda; Danielle Mitterrand, da França; Maria Barroso (1ª dama de Portugal); Lyudmila Putin, da Rússia; Rainha Sílvia, da Suécia…

 

DN290616096-748x410

Agora em 2016, a vitoriosa carreira de Clementina completa 50 anos de incríveis criações e encantamento. Seu trabalho foi e continua sendo pontilhar, com o brilho de pedras e metais preciosos, registros do Brasil.

“Na história das civilizações, todos os povos tiveram as joias expressando as formas das artes”, diz a designer, e complementa “Eu conto a história do Brasil através das joias… Joias têm desenho e proporção; joias são para fazer parte da pessoa e, mesmo que use elementos preciosos, não são só brilho”.

img-444389-clementina-duarte-e-nelson-da-franca

Clementina é 1 pessoa excepcional!! Admiro tanto o seu trabalho como a admiro e torço para que continue a encantar Brasil afora. E por falar em admiração, sempre que os encontro, fico encantado com a delicadeza, carinho, cuidados… que seu marido, Nelson Franca Ribeiro, tem por sua bem amada. Isso confirma, invertendo a máxima “Atrás de todo homem, 1 grande mulher”. Sem dúvida, Clementina não faria tanto sucesso sem o companheiro da vida toda. Sou fã, de ambos.

Tags:, , ,

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *