Maquiagem, Muito Além da Estética
   Felipe  Camelo  │     23 de julho de 2016   │     10:00  │  0

Símbolo político de respeito. Foi assim que surgiu a maquiagem, não como conhecemos hoje, mas o que deu início a tudo isso. Podemos dizer que os faraós foram os precursores, no Egito antigo eles pintavam os olhos para que as pessoas não os olhassem diretamente.

Cena do filme ‘Cleópatra’ com Elizabeth Taylor, de 1963/ Reprodução

Nessa época, Cleópatra já usava o pó khol, 1 pigmento preto usado para sublinhar o contorno dos olhos e escurecer cílios e sobrancelhas. A rainha do Egito também já utilizava técnicas de beleza, como tomar banho no leite e usar argila no rosto. 1 verdadeira visionária!

Mas foi + tarde, na Europa, que a maquiagem ganhou poder, sendo usada tanto por mulheres quanto pelos homens. Porém, o uso foi praticamente abandonado na Idade Média, pois o pensamento religioso falou + alto que a vaidade.

Cena do filme ‘Maria Antonieta’ com Kirsten Dunst, de 2006/ Reprodução

O ressurgir da maquiagem aconteceu no século XVI, quando a Itália e a França entraram no mercado e se tornaram os maiores fabricantes de produtos de beleza, sendo seu uso privilégio de reis, cortesões e aristocratas. O produto só se popularizou no século XVIII, mesmo não sendo bem aceito em todos os países.

O impulso que faltava para que conquistasse a todos foi dado em 1920, e hoje ninguém vive sem. Seja maquiagem ou produtos para cuidados pessoais, virou mania mundial.

1920

Cena do vídeo ‘100 Anos de Beleza em 1 Minuto’, da Cut/ Reprodução

Conto tudo isso para ‘falar’ sobre Marcos Costa, goiano, radicado em São Paulo, 1 dos maiores nomes da área de maquiagem Brasil afora.

Desde de sua infância, foi fascinado pelas cores, e em 1983, adotou batons, lápis e blush como ferramentas de trabalho. Seu principal objetivo sempre foi “Levar a maquiagem para diferentes públicos, da mulher que já domina o assunto até aquela sem familiaridade com glitter e afins”, 2º biografia no marcoscosta.com.br

reprodução 2

Fotos: Reprodução

Marcos é precursor das oficinas de maquiagem, cursos e consultoria pelo país. Teve a iniciativa de criar 1 projeto, “Maquiagem Pra Todas”, onde ensina para as mulheres com cegueira ou baixa visão os seus segredos.

Já trabalhou na Europa e nos Estados Unidos, e assina a maquiagem pra coleções de estilistas consagrados no Brasil e fora, além de capas e editoriais de grandes revistas, jornais, sites, blogs, campanhas publicitárias…

reprodução

Seus 2 livros, “Eu Amo Maquiagem” (esgotado em apenas 4 semanas), e “Maquiagem”, onde apresenta imagens artísticas e aulas de maquiagem para mulheres de 15 a 80 anos.

Marcos Costa é 1 verdadeiro sucesso e inspiração para todos! Sou fanzaço! Além de ser 1 fofo, simplérrimo. Nem parece ser a estrela que é!!!

Para quem quiser conferir o vídeo ‘100 Anos de Beleza em 1 Minuto’

Tags:, , ,

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *