Símbolo político de respeito. Foi assim que surgiu a maquiagem, não como conhecemos hoje, mas o que deu início a tudo isso. Podemos dizer que os faraós foram os precursores, no Egito antigo eles pintavam os olhos para que as pessoas não os olhassem diretamente.
Nessa época, Cleópatra já usava o pó khol, 1 pigmento preto usado para sublinhar o contorno dos olhos e escurecer cílios e sobrancelhas. A rainha do Egito também já utilizava técnicas de beleza, como tomar banho no leite e usar argila no rosto. 1 verdadeira visionária!
Mas foi + tarde, na Europa, que a maquiagem ganhou poder, sendo usada tanto por mulheres quanto pelos homens. Porém, o uso foi praticamente abandonado na Idade Média, pois o pensamento religioso falou + alto que a vaidade.
O ressurgir da maquiagem aconteceu no século XVI, quando a Itália e a França entraram no mercado e se tornaram os maiores fabricantes de produtos de beleza, sendo seu uso privilégio de reis, cortesões e aristocratas. O produto só se popularizou no século XVIII, mesmo não sendo bem aceito em todos os países.
O impulso que faltava para que conquistasse a todos foi dado em 1920, e hoje ninguém vive sem. Seja maquiagem ou produtos para cuidados pessoais, virou mania mundial.
Conto tudo isso para ‘falar’ sobre Marcos Costa, goiano, radicado em São Paulo, 1 dos maiores nomes da área de maquiagem Brasil afora.
Desde de sua infância, foi fascinado pelas cores, e em 1983, adotou batons, lápis e blush como ferramentas de trabalho. Seu principal objetivo sempre foi “Levar a maquiagem para diferentes públicos, da mulher que já domina o assunto até aquela sem familiaridade com glitter e afins”, 2º biografia no marcoscosta.com.br
Marcos é precursor das oficinas de maquiagem, cursos e consultoria pelo país. Teve a iniciativa de criar 1 projeto, “Maquiagem Pra Todas”, onde ensina para as mulheres com cegueira ou baixa visão os seus segredos.
Já trabalhou na Europa e nos Estados Unidos, e assina a maquiagem pra coleções de estilistas consagrados no Brasil e fora, além de capas e editoriais de grandes revistas, jornais, sites, blogs, campanhas publicitárias…
Seus 2 livros, “Eu Amo Maquiagem” (esgotado em apenas 4 semanas), e “Maquiagem”, onde apresenta imagens artísticas e aulas de maquiagem para mulheres de 15 a 80 anos.
Marcos Costa é 1 verdadeiro sucesso e inspiração para todos! Sou fanzaço! Além de ser 1 fofo, simplérrimo. Nem parece ser a estrela que é!!!
Para quem quiser conferir o vídeo ‘100 Anos de Beleza em 1 Minuto’