Soldadora e Artista, 30 anos
   Felipe  Camelo  │     16 de julho de 2016   │     10:00  │  0

Sua carreira teve início como soldadora, sendo 1 das 1ªs mulheres a trabalharem nesse ambiente, dominado, até então, exclusivamente por homens. Via nos restos de chapas e tubos, a oportunidade de transformar ferro em arte.

Arquivo da artista

Foto: Arquivo de Marta Arruda

Esta é Marta Arruda, que completa 30 anos do seu incrível trabalho. Ao longo da carreira, produziu diversas exposições em Alagoas e no Brasil, individuais e coletivas, como a 3ª Bienal Nacional de Santos (1991) e Sesc (2003). Já são muitos títulos e honrarias no currículo, como o Prêmio Banco Mundial de Cidadania (2005), consolidando sua atuação e produção como artista plástica.

Seu trabalho, que inclui esculturas e painéis, compõe a paisagem urbana tanto em Maceió quanto em diversos municípios de Alagoas, e também fora do estado.

Em comemoração a sua trajetória, abrirá exposição na Pinacoteca Universitária da Ufal (na praça Sinimbu, no centro). “Marta Arruda – 30 anos de arte”, terá abertura às 8 da noite do próximo dia 21, e a visitação começa no dia seguinte, das 8 e 1/2 da manhã às 6 da noite, de 2ª a 6ª.  Em cartaz até 9 de setembro.

FOTO ESCULTURA MARTA ARRUDA por Flávia Correia

“Dediquei a essa exposição todo o meu amor e a minha vontade de mostrar ao público um pouco mais de mim e da minha obra”, diz a artista, que revelará nessa mostra não só obras importantes de seu acervo, mas também 1 “ateliê vivo”, com a recriação de seu espaço de trabalho.

Foto: Flávia Correia/ Reprodução

A exposição tem curadoria de Kelcy Ferreira, e apresentará 1 linha do tempo e 1 mini documentário com sua trajetória pessoal e múltipla. Como proposta educativa, a artista também realizará oficina de modelagem durante o período da mostra.

Sem dúvida, Marta é 1 das pessoas + incríveis e sensíveis que tenho o prazer de conhecer. Sou fanzaço.

Tags:, , , ,

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *