Encontrada exclusivamente nos manguezais alagoanos, “Ajuda no desvendamento de substâncias anticancerÃgenas e até anti-HIV no composto natural”, 2º a Agência Alagoas. Essa é a própolis vermelha, 1 saudável mina de ouro.
A União dos Produtores de Própolis Vermelha do Estado de Alagoas vinha em busca de 1 selo que comprovasse a procedência do produto, garantindo que é produto natural, sem ter tido nenhuma interferência humana, como a não utilização de processos quÃmicos. E recentemente, conseguiu.
+ 1 vitória que promete fortalecer a Indicação Geográfica, 1 código de barras que, escaneado, vai permitir detalhar todo o caminho percorrido até que o produto chegue ao consumidor. Com o Sistema de Rastreabilidade, a Uniprópolis vai comprovar a procedência do mel e da própolis e poder utilizar o selo “Manguezais de Alagoas”, garantindo a sua Indicação Geográfica
2º Mário Calheiros, presidente da Uniprópolis, “O Brasil tem 42 indicações geográficas, mas a da própolis vermelha é a única concedida a um produto da biodiversidade. A rastreabilidade vai permitir cadastrar em um site todo o caminho da própolis: quem produziu, transportou, processou, vendeu, tudo à mão, na hora, bastando apenas ler o QR Code com um aplicativo de celular. É um processo complexo, que está sendo adaptado com o apoio da Agência de Fomento de Alagoas e o sistema que eles já montaram para os ovinos”.
Apesar da Indicação Geográfica ter denominação de origem ‘Manguezais de Alagoas’, obtida em 2012, a associação ainda precisava de 1 forma que garantisse a procedência da própolis vermelha, daà a importância de desenvolver o software do rastreamento, como também para o reconhecimento internacional, atendendo à questão das potenciais exportações para o Japão e a Alemanha.