FOTOS EM MOVIMENTO
   Fernando  Lima  │     28 de setembro de 2015   │     12:12  │  0

1 (3)Na próxima 4ª, 30, a Pinacoteca Universitária recebe a artista visual Renata Voss com a exposição ‘Passagem’, que vem sido construída desde 2013 pela artista, como parte da pesquisa de seu doutorado em Artes Visuais, com enfoque em processos criativos, da Universidade Federal da Bahia. Com abertura marcada para as 8 da noite, a mostra, que está dividida em 2 momentos, reúne 1 conjunto de fotografias cujo conceito principal é o movimento.

1 (2)No 1º salão, Renata traz 1 série de panoramas fragmentados que mostram seus trajetos realizados durante suas idas e vindas a Maceió. Já no 2º, o movimento é representado pelo apagamento. 2º o curador da exposição, Eriel Araújo, a artista “Recorre ao passado e resgata alguns métodos primordiais da fotografia para revelar, apresentar ou deixar desaparecer o que um dia foi apreendido pelo ato fotográfico.” Processos de revelação, como a goma bicromatada, o papel salgado e a cinotipia são utilizados para tratar o movimento de desaparecimento.1 (1)

Sobre a artista

Multifacetada, a alagoana Renata Voss é fotógrafa, professora de fotografia da Escola de Belas Artes da UFBA, mestre em Artes Visuais e cursando doutorado em Artes Visuais, ambos também pela UFBA.

Desenvolve trabalhos autorais desde 2004 e tem interesse por processos alternativos em fotografia, bem como na investigação dos diversos suportes que a fotografia pode assumir. Atualmente, vem desenvolvendo um trabalho que estabelece relações entre fotografia, movimento e memória.1

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *