MODA, CORPO E OBRA
   Felipe  Camelo  │     23 de setembro de 2015   │     15:00  │  0

image17

Fotos – Acervo Pessoal

Às 7 e 1/2 da noite de hoje, a artista plástica alagoana Martha Araújo expõe, na Galeria Gamma, sua + nova ‘Possível Impossibilidade’. A mostra “Gira em torno da aparente impossibilidade de interação e subversão de lugar entre o público, o corpo e a obra”.

O projeto é fruto do trabalho desenvolvido desde a década de 80 por ela, que também é professora, formada em Pedagogia pela UFRJ. Propõe 1 diálogo entre o observador e seus objetos performáticos, (roupas, especificamente macacões) que podem ser manipulados e vestidos. “Minha proposição durante as performances é que o participante vivencie a situação de polaridade, (liberdade X não liberdade) através do corpo como meio de expressão”, define a artista, que considera o corpo como o canal da mensagem.

“Ao vestir ou entrar no macacão mergulhamos em nós mesmos, em nossa subjetividade. Cada um se depara com emoções diferentes. Exercitamos o que não sabemos”, complementa Martha, propondo o exercício constante dos sentidos.

É possível notar a opção pela experiência sensorial pela utilização de velcros (verticais e horizontais) em algumas peças, que remetem, através dos movimentos de colar e descolar, à sensação de rasgar a própria pele e a pele do outro. “A proposta é exatamente a de promover a interação com o público mediante a experimentação, confirmando as possibilidades do impossível”, explica o artista plástico Rogério Gomes, curador da exposição.

Esta exposição tem link direto com a moda, já que a alagoana Paula Cox e a carioca Marina Bandoli (que fazem sucesso, inclusive looks em várias produções da TV Globo), desfilam Nidas às 7 da noite na Galeria. Sucesso desde 2009, apostam em modelagens anos 1970, com pitada cigana e babados nos bodies, biquínis e no pós-praia. As estampas e suas cores néon, na Divino Conceito. “Como Martha Araújo foca os limites do corpo vimos a possibilidade de contingenciar a moda a estes limites”, justifica o curador.image20 image15 image18

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *