OBJETOS GANHAM VIDA
   Fernando  Lima  │     9 de setembro de 2015   │     14:19  │  0

IMG_5036

Fotos – FC

Às 10 da manhã de hoje, coquetel oferecido à imprensa, artistas, formadores de opinião… No Auditório da Casa da Indústria com os detalhes do Festival Internacional de Teatro de Objetos, que acontece entre os próximos dias 25 e 27, numa superestrutura montada no estacionamento de Jaraguá, com direito a palcos e salas-teatro, várias atrações, e o melhor, todas gratuitas. Os espectadores poderão retirar seus ingressos 1/2 hora antes de cada sessão.

O FITO, que já foi visto por + de 300 mil pessoas, tem idealização e curadoria de Lina Rosa Vieira.

“Podem ter certeza que será uma nova visão. Um objeto pode se transformar em um mundo imaginário do espectador. Tudo pode ganhar uma vida”, contou Lina, prometendo 1 novo olhar sobre o que vem sendo mostrado na cultura brasileira de forma geral.

José Carlos Lyra, presidente da Federação das Industrias do Estado de Alagoas e 1 dos responsáveis por trazer o Festival para cá, ressaltou a necessidade de cultura de qualidade para o povo alagoano.

“Conhecemos esse espetáculo em Recife e desde então, procuramos viabilizar essa grande estrutura para a nossa capital. Serão cerca de 130 apresentações, das quais o público se sentirá atendido. Estamos muito orgulhos de trazer essa oportunidade de cultura de qualidade para o povo alagoano”, afirmou.

A novidade vai mudar a paisagem da capital caeté com as ‘Bailarinas’, objetos, peças e instrumentos utilizados no cotidiano, como 1 saca-rolhas, em formato gigante, encontrados em vários locais da cidade, como na orla e nas imediações da Praça da Catedral, no Centro.

São companhias de 7 países envolvidas no projeto, Itália, França, Alemanha, Argentina, Espanha, Holanda, e o Brasil, representado por São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e claro, Alagoas, já que onde chegam agregam artistas nativos e objetos característicos do local.

De acordo com a organização do evento, “Toda criança do planeta inventa novos significados para os objetos. A menina do Sertão transforma ossos de bode em família. O menino do Japão transforma ‘mouses’ em carrinhos de corrida. O ato é natural. A brincadeira é espontânea. Mas o tempo passa. E o cotidiano contemporâneo distancia a mente adulta da sua verdadeira vocação: olhar para as coisas de um jeito diferente”.

Naná Vasconcelos BRA-PE

Fotos – Reprodução

Entre as super atrações, participações especialérrimas de Naná Vasconcelos, percussionista considerado 1 autoridade mundial no instrumento, que dá 1 pausa no tratamento contra o câncer de pulmão e confirma presença no palco do projeto. Eleito 8 X o melhor percussionista do mundo pela revista americana Down Beat e ganhador de 8 Grammy, vem trazer o melhor da música para cá.

Tom Zé BRA-BAE além de Naná, Tom Zé, 1 das figuras + originais, e com certeza 1 das + talentosas, da MPB. O cantor e compositor participou ativamente do movimento da Tropicália nos anos 60, quando se tornou voz alternativa influente no cenário musical nacional.

A programação completa? É só clicar aqui e conferir. Claro que vale presença e aplausos. E garanto, depois dessa experiência, você vai mudar o modo de ver as coisas ao seu redor. É incrível.

Beau Geste_Transporte Excepcional FRANÇA

Cia. Gente Falante_Louça Cinderela BRA-RS Dr. Bugiganga BRA-SP Fernán Cardama_ A Volta ao Mundo em 80 Dias ESPANHA Fernán Cardama_Histórias de Meia-Sola ESPANHA Grupo Sobrevento BRA SP RJ Grupo XPTO BRA-SP La Chana Teatro_Entre Dilúvios ESPANHA La Chana Teatro_O Pequeno Vulgar ESPANHA La Voce Delle Cose_Máquina para o Teatro Inconsciente ITÁLIA Peter Ketturkat_A Cozinha Louca ALEMANHA Rocamora_Pequenos Suicídios ESPANHA Sidnei Caria_Banhista BRA-SP TAMTAM Objektentheater_Ter ou Não Ter HOLANDA Teatro das Coisas_Circo de Coisas BRA-SP Teatro das Coisas_Guarda Zool BRA-SP Théâtre de Cuisine_20 Minutos sob o Mar FRANÇAIMG_4918IMG_4920IMG_4929IMG_4977IMG_4983IMG_4991IMG_4994IMG_4995IMG_4998IMG_5027IMG_5034IMG_5036IMG_5037IMG_5041IMG_5042IMG_5045

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *