Surgindo do sonho do empresário Roberto Medina, o Rock in Rio celebrou ontem, dia 11, seu 30º aniversário, confirmando o Brasil na rota dos grandes shows e colecionando n°s grandiosos ao longo de suas 3 décadas de história.
Em 1985, após perÃodo de grandes transformações no Brasil que estava a caminho do fim da ditadura, assim surgia o 1º Rock in Rio, mas precisamente entre os dias 11 e 20 de janeiro. Numa superstrutura, umas 1.380.000 pessoas, assistiram o que viria a ser hoje o maior festival de música e entretenimento do mundo e o 7ª melhor pelo site especializado festivalfling.com.
“Não foi fácil realizar o Rock in Rio há 30 anos. Era 1 sonho, que tive que batalhar muito para concretizar. A vida é feita de sonhos e os sonhos precisam ser realizados. Bati de porta em porta e venci inúmeras barreiras para trazer para o público algo diferente, algo que mudasse a história da música do paÃs. Mas o evento foi além e mudou também a
história das pessoas. Mais de um milhão de pessoas presentes no evento, naquela ocasião, têm histórias para contar e celebram o Rock in Rio até hoje em suas vidas. Me emociona ouvir o que cada um me conta. Percebo que o festival passa de geração para geração e isso é muito impactante”, ressalta Medina.
A edição que celebra os 30 anos, marca a chegada do festival à terra do Tio Sam, o maior em showbizz, e o consolida como o maior evento de música e entretenimento do mundo. O Rock in Rio USA acontece na capital dos cassinos, Las Vegas, nos dias 8, 9, 15 e 16 de maio próximo. Na line-up, Bruno Mars, Taylor Swift, No Doubt, Metallica, Linkin Park, Ed Sheeran, Maná e Rise Against no Palco Principal. Quem comanda o palco Sunset são Deftones, Sepultura, John Legend, Coheed and Cambria e Joss Stone.
Em setembro, o 6º Rock in Rio está confirmado para 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27 na Cidade do Rock, em Jacarepaguá, numa área com + de 150.000 m². Já confirmados, Katy Perry, A-Há, System Of A Down e Queens of the Stone Age para o palco Mundo e para o Sunset, John Legend.
Ao longo de 14 edições (6 no Brasil, 6 em Portugal e 3 na Espanha), foi realizado em 2008, pela 1 X, em 2 locais diferentes, Lisboa e Madrid. Com 7,5 milhões de pessoas que já participaram do evento em todas as edições, 11 milhões de seguidores nas redes sociais, 1.274 atrações musicais se apresentaram nos palcos do Rock in Rio (Brasil, Portugal e Espanha), 1.200 horas de música, transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores em todo o mundo (TV e internet), + de R$ 1,261 bilhão investidos na marca Rock in Rio, R$ 55 milhões investidos em projetos sociais e ambientais e 148 mil postos de trabalho gerados ao longo dos anos mostra o porquê de ser considerado o maior festival de música do mundo.