"Mentes Perigosas nas Escolas"
   Felipe  Camelo  │     18 de novembro de 2014   │     13:20  │  1

Ótima 3ª, 18 de novembro. Não consegui ficar os 15 dias de férias, voltei antes. Claro que aproveitei muito a viagem para o Festival de Turismo de Gramado, no Rio Grande do Sul, e em seguida, para a inauguração oficial do Sheraton Praia do Paiva, em Pernambuco. Mas aqui em Maceió, onde circulei nestes últimos dias, os comentários ‘reclamando’ da falta da coluna e das postagens me deixaram com + vontade de trabalhar. Então, aqui, de volta.

16935342

Bastante conhecida por entrevistas em programas como Jô Soares, Ana Maria Braga e Fantástico, Ana Beatriz foi uma das palestrantes do Seminário Marista Itinerante (Foto: Sandra Lopes)

Caracterizado por agressões repetitivas, verbais ou físicas, contra pessoa indefesa, o bullying é hoje 1 das formas de violência que + cresce no mundo. O termo vindo da palavra inglesa bully, significa valentão ou brigão. Já no Brasil, é traduzido como o ato de ameaçar, maltratar e ridicularizar. Podendo acontecer em qualquer ambiente e muitas vezes é praticado até mesmo por parentes da vítima.

Em crianças e adolescentes agredidas pelo bullying, além de provocar isolamento, queda do rendimento escolar, pode desencandear também doenças psicossomáticas, traumas que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional da vítima o levando até ao suicídio.

Procurando conscientizar os pais e alunos a respeito do tema, o Colégio Marista tem promovido ontem e hoje o Seminário Marista Itinerante- edição Maceió- que discute o Bullying nas escolas e o Cyberbullying, violência praticada através da internet ou de outras tecnologias relacionadas.

Na abertura, palestra da médica psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, autora dos livros “Mentes Perigosas: O Psicopata Mora ao Lado” e “Mentes Perigosas nas Escolas: Bullying”, que trouxe elementos importantes sobre o Bullying, com atenção especial às formas +  comuns e as consequências psíquicas e/ou comportamentais que o ato causa nas vítimas. Elaborando também o papel dos pais nas situações mapeadas e o que eles podem fazer para evitar ou minimizar os efeitos do Bullying nos filhos.

Logo depois do Colégio Marista de Maceió, o seminário passará por outras capitais, como Palmas, Rio de Janeiro e Aracaju. Na programação, nomes como o da psicóloga Patrícia Quaresma, tratando da importância da participação dos pais na vida dos filhos, e da pediatra brasiliense Mônica Mulatinho, que aborda o tema “O adolescente no mundo contemporâneo: parceria entre família e escola”.

Tags:, , , , , , , ,

>Link  

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Janilce Cavalcanti

    Boa noite !!! Felipe. Estava sentindo falta de sua coluna.Hoje tive a grata surpresa de seu retorno ( 22/11/2014) , com informações relevantes, além das postadas no blogsdagazetaweb .com.br/felipecamelo , referenciando no “Túnel do tempo” Mentes Perigosas Nas Escolas” e comentários educativos sobre sua viagem a Gramado-RS. Um Beijão, com carinho de sempre, Janilce S Melo Cavalcanti.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *